Ir para o conteúdo

Bibliotecas Digitais

O Projecto Adamastor beneficia do trabalho de diversas instituições que contribuem para a democratização do acesso a reproduções de manuscritos e obras impressas. Nesta página destacamos as principais fontes utilizadas no projecto, informação relevante não só para os nossos colaboradores, mas também para qualquer outra pessoa ligada à área da edição ou da investigação.

Note-se que, apesar de os recursos aqui listados estarem divididos em duas categorias — bibliotecas e hemerotecas —, essa divisão não é estrita, visto que vários destes recursos disponibilizam tanto digitalizações de livros como de publicações periódicas.

Bibliotecas

Biblioteca Nacional Digital

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos — sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música — das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.

A Biblioteca Nacional de Portugal disponibiliza um vasto acervo de obras em domínio público que tem sido fulcral para a actividade do Projecto Adamastor. Adicionalmente, para títulos que constam no catálogo da biblioteca mas ainda não foram disponibilizados em formato digital, é possível recorrer ao serviço de reproduções.

Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos

[...] a BLPL é o maior banco de dados de história literária de literaturas brasileira e portuguesa que existe, aberta a usuários de interesses bem variados, do leitor diletante ao pesquisador especialista.

Além da consulta às obras digitalizadas, é possível acessar um catálogo com dados biobibliográficos dos escritores brasileiros e de outros países lusófonos; também estão disponíveis documentos do acervo pessoal de alguns escritores do Estado de Santa Catarina. Nosso banco é uma rica fonte de pesquisa sobre história literária, sendo possível realizar pesquisas a respeito dos escritores, das obras publicadas, datas de publicação, editoras, gênero das obras, entre outras.

A Biblioteca Digital de Literatura de Países Lusófonos agrega documentos de várias fontes diferentes (incluindo algumas que já não estão acessíveis) sendo, portanto, um bom ponto de partida para qualquer pesquisa.

Internet Archive

The Internet Archive, a 501(c)(3) non-profit, is building a digital library of Internet sites and other cultural artifacts in digital form. Like a paper library, we provide free access to researchers, historians, scholars, people with print disabilities, and the general public. Our mission is to provide Universal Access to All Knowledge.

HathiTrust

The early days of mass digitization led the 12 universities in the Committee on Institutional Cooperation (now known as the Big Ten Academic Alliance) and the 11 libraries of the University of California to form a partnership in 2008. This collaboration was founded to ensure that those digitized collections — and the libraries that steward them — remain strong and serve scholarship into the future. Our reach now includes members outside of the United States. Over 19 million digitized library items are currently available, and our mission to expand the collective record of human knowledge is always evolving.

Google Books

Biblioteca Nacional do Brasil

Oficialmente lançada em 2006, a BNDigital integra coleções que desde 2001 vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e de projetos temáticos, em parceria com instituições nacionais e internacionais.

A partir de 2008, a entrada da Biblioteca Nacional no mundo digital recebeu aporte financeiro do Ministério da Cultura (MinC), mediante a inclusão no Programa Livro Aberto, da ação orçamentária “Biblioteca Nacional Digital”. Esta ação tem a finalidade de ampliar e democratizar o acesso da população aos documentos que compõem o Acervo Memória Nacional através de sua digitalização e disponibilização na Internet por meio da BNDigital.

Sem surpresa, trata-se da principal fonte de digitalizações de obras de escritores brasileiros. É também uma excelente ferramenta de pesquisa, visto que permite procurar por termos específicos, indicando todas as ocorrências desses termos nas publicações periódicas disponíveis no catálogo da biblioteca.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

A Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. São particularmente significativas as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos. Atualmente, mais de 4 mil títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras.

Europeana

A Europeana fornece aos entusiastas, profissionais, professores e investigadores do património cultural, acesso digital ao material do património cultural europeu. Porquê? Para inspirar e informar novas perspetivas e iniciar conversas sobre a nossa história e cultura. Para partilhar e desfrutar do nosso rico património cultural. Para o usar para criar coisas novas. Damos-lhe acesso a milhões de itens do património cultural de instituições de toda a Europa. Descubra obras de arte, livros, música e vídeos sobre arte, jornais, arqueologia, moda, ciência, desporto e muito mais.

Biblioteca Particular de Pessoa

Em 2010, uma equipa internacional de investigadores, coordenada por Jerónimo Pizarro, Patricio Ferrari e Antonio Cardiello, no âmbito de uma colaboração protocolada entre a Casa Fernando Pessoa e o Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, conseguiu terminar a digitalização integral da biblioteca particular de Pessoa. Desde essa data, o conjunto de livros que pertenceu ao autor encontra-se online, acessível a partir de qualquer ponto do mundo. Só desta forma se assegura a permanência de um espólio que os anos vão acabar por apagar, e só assim se permite que circule e seja lido noutras geografias.

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP

A Biblioteca Digital, lançada em 2013, sob a responsabilidade da Divisão Biblioteca de Obras Raras e Especiais do Departamento Técnico do SIBiUSP, é constituída de material bibliográfico diversificado – livros, folhetos, revistas, jornais dentre outras tipologias cobrindo do século XV a XX — e selecionado segundo parâmetros que o considerem raro ou precioso, definidos pelo SIBiUSP sempre com assessoramento de especialistas na área, podendo incluir obras antigas, mas também obras únicas, inéditas, ou parte de edições especiais, encadernações de luxo, ilustrações especiais ou mesmo com autógrafo de personalidades célebres. Além disso, inclui documentação histórica da própria Universidade, cujas ações impactam tanto a vida e costumes de diferentes épocas de nosso estado e país, quanto o desenvolvimento nacional de várias áreas do conhecimento.

Hemerotecas

Hemeroteca Digital de Lisboa

A Hemeroteca Digital tem por objetivo a construção duma biblioteca digital de jornais, revistas e outras publicações periódicas caídos em domínio público.

Disponibilizamos diversos títulos de publicações periódicas, com destaque para as coleções digitais de periódicos do fundo local e histórico, completadas com fichas históricas de apresentação dos diferentes títulos.

Com este projeto pretende-se criar um sítio de referência para a consulta em linha e difusão pública do universo fascinante de uma parte relevante da imprensa periódica portuguesa que integra a coleção da Hemeroteca Municipal, acervo patrimonial da Câmara Municipal de Lisboa.

Trata-se da hemeroteca portuguesa de maior dimensão. O novo website, no entanto, não engloba ainda todos os periódicos digitalizados; enquanto o acervo não for transferido na totalidade, a página antiga permanecerá activa.

Revistas de Ideias e Cultura

O Portal Revistas de Ideias e Cultura (RIC) tem por objectivo proporcionar o acesso às revistas dos movimentos culturais e políticos mais representativas da história portuguesa e da história brasileira do século XX de acordo com o conhecimento constituído e o estado da arte da edição digital.

Faculta-se a consulta de coleções completas seja através do folheio dos números editados seja por intermédio de índices de autores, de conceitos, de assuntos, de autores citados, de obras citadas e de locais. Permite-se ainda o exame conjunto das peças publicadas nos diferentes títulos de um mesmo movimento cultural, assim como a pesquisa na totalidade das bases de dados.

Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã

A Hemeroteca Digital do Concelho da Sertã é o repositório da imprensa periódica publicada nos últimos 150 anos no município. O projeto disponibiliza um impressionante acervo digital, constituído por jornais locais, bem como um conjunto de ferramentas inovadoras que permitem a pesquisa e consulta das diferentes edições. Possibilita-se ainda o acesso a cópias digitais em alta qualidade de cada um dos títulos entretanto inseridos. Devido à abrangência e ao volume de informação a tratar, continuarão a ser adicionadas regularmente novas existências neste portal.